< Portal FAAP
FAAP Business Hub
EDIÇÃO 2021
O DESAFIO
FAAP ANGELS
TIME FAAP B.HUB

A FAAP te mostra o caminho, e você realiza o seu sonho. Participe!

SOU INVESTIDOR

Conheça os vencedores da 8ª edição do Empreenda FAAP



Projeto é uma iniciativa do Business HUB FAAP e tem como objetivo estimular jovens empreendedores e contribuir para a estruturação de modelos de negócios.


O Desafio #EmpreendaFAAP 2021 teve sua etapa final realizada em 02/12, no formato reality show. O evento buscou trazer um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e projetos de impacto social.


De acordo com a professora Alessandra Andrade, gestora do FAAP Business HUB, o novo formato foi uma adaptação aos tempos de pandemia “visando uma maior entrega dos participantes em seus pitchs e uma maior interação com a banca avaliadora e com o público”.


Nesta edição, no time de avaliadores estavam: Marcus Bastianello – Gerente Sênior de Marketing da FAAP, Pedro Teberga – especialista em desenvolvimento de negócios digitais e sócio da Polinize, Charles Bonani – especialista em empreendedorismo e inovação, Laura Gurgel – CEO Clube de Negócios, Tania Gomes – estrategista de negócios e empreendedora e Thiago de Mello – Founder Eshows.


Podem participar do desafio alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação da FAAP, além do público externo, desde que tenha a participação de estudantes da Instituição.


Os projetos classificados tiveram acesso a uma série de workshops e sessões de mentoria no decorrer das etapas. Problema e modelagem de negócios, estudo de mercado e cliente, validação do problema de mercado, design de solução e pitch training foram alguns dos assuntos abordados.


Os projetos são avaliados levando em conta os seguintes critérios: oportunidade mercadológica identificada, solução desenvolvida, modelo de negócio, engajamento e competência da equipe em fazer o projeto/negócio avançarem, apresentação e condução do Pitch.





Confira os vencedores:




Primeiro lugar: Consigoo


O projeto do ex-aluno de Relações Internacionais, Fernando Mendes, tem por objetivo ser um marketplace de crédito, oferecendo empréstimos rápidos, fáceis e sem burocracia.


“Oferecemos um crédito consciente ao nosso cliente, pensando sempre na melhor opção dentro das diversas linhas de crédito dos principais bancos e financeiras do mercado. Além disso, nosso processo é 100% digital, por isso, temos eficiência em nossos custos e conseguimos fazer os empréstimos serem mais baratos”, explica Fernando.


Para Fernando, o #EmpreendaFAAP trouxe uma visão diferente sobre o seu negócio, ajudando a identificar melhor os erros e acertos. "Ter feedbacks contínuos como os que tivemos nestes últimos três meses nos ajudaram a projetar um negócio mais sustentável”, conclui.



Segundo lugar: Belitá


Isabela Dias, aluna do sexto semestre do curso de Moda, é a empreendedora por trás da Belitá, uma loja online focada em sleepwear.


“Eu sempre quis empreender, então em 2018 criei minha marca, e decidi entrar na faculdade de moda no ano seguinte para poder me aprimorar”, explica Isabela.


De acordo com Isabela, o #EmpreendaFAAP possibilitou que ela tivesse um novo olhar sobre estratégia, cliente e produto. “Me deixou com mais brilho nos olhos do que eu já tinha antes pelo meu negócio, ganhar em segundo lugar me fez perceber que estou no caminho certo e que pessoas apoiam a minha ideia. Não existe nada mais gratificante”, finaliza.

Terceiro lugar: 150 FOTO ORG


A iniciativa da ex-aluna de Comunicação Social - Rádio e TV, Flávia Padrão, é um projeto que mobiliza artistas da fotografia para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo, entregando cestas básicas e promovendo projetos educacionais em comunidades.


Formada em 2001, Flávia diz que sempre teve uma visão empreendedora nos projetos em que se envolveu ao longo da sua carreira e que o #EmpreendaFAAP trouxe para ela muitas reflexões.


“O mais rico da experiência foi a troca de ideias com as mentorias. O que busquei foi um caminho, um guia para conseguir estruturar minha ideia de negócio. Quando soube do Empreenda fiquei animada com a possibilidade de voltar para a Faap empoderada como empreenderora” finaliza.

CONHEÇA NOSSOS EMPREENDEDORES


Marcella Zanoti – 2º lugar do EmpreendaFAAP 2019

@boomeraki_


Amanda Gomes

Vencedora EmpreendaFAAP 2019

@satyabeachwear


Barbara Brilhante e Rafael Pomin

2º Lugar EmpreendaFAAP 2018

@wegottoficial

O Desafio #EmpreendaFAAP é uma iniciativa da FAAP BUSINESS HUB, que tem como objetivo, fomentar, desenvolver e estruturar ideias ou negócios inovadores dentro do contexto acadêmico. Trazemos o que de melhor existe para a criação e fortalecimento de empresas de sucesso, ajudando na evolução de alunos e ex-alunos da FAAP, dentro do Mercado Empreendedor.

 

Em sua 8ª edição, o Desafio #EmpreendaFAAP traz um olhar especial, diferenciando negócios tradicionais, startups e negócios de impacto social, buscando a conexão desses projetos com mentores especialistas em cada uma das áreas e desenvolvendo um networking específico. As inscrições para o Desafio são feitas por projetos, portanto, é muito importante que você já tenha um negócio ou uma ideia de negócios, para que a gente possa analisar. O programa é gratuito e direcionado para todos os alunos e ex-alunos da FAAP e, por isso, é necessário um código de matrícula ou um CPF validado pelo nosso banco de dados para a inscrição, porém, cada projeto pode trazer 2 membros (sócios) convidados, que não sejam da comunidade Faapiana, sem nenhum custo.

 

Nesta edição, estamos também com uma trilha voltada para quem deseja investir em startups, os Angels. Abordando diversos aspectos desse mercado investidor, o programa é individual, gratuito e exclusivo para alunos e ex-alunos.

 

Todas as Trilhas do #EmpreendaFAAP são certificadas.

PROGRAMAÇÃO

Como funciona a Jornada Empreendedora.

BAIXE A PROGRAMAÇÃO

SEJA UM FAAP ANGEL

Se você é um investidor ou pretende investir em inovação e startups, participe da nossa jornada de formação, capacitação e relacionamento.

QUERO SER INVESTIDOR
BAIXE A PROGRAMAÇÃO

FAAP ANGELS

Conheça o time que irá liderar o FAAP Angels, rede de ex-alunos da FAAP com o objetivo de fomentar conhecimento e oportunidade de investimento em empreendedorismo e tecnologia. Venha fazer parte!

Eduardo Brünger Paperini

Formado em administração na FAAP em 2009 com Pós Graduado em Finanças pela Insper em 2012.


Atualmente Diretor de investimentos na Breed Reply (VC no UK/EU), Board Member/conselhos de empresas. Trabalhou em mais de 30 deals Pré-Seed a Pré- Série A e mais de 6 transações de M&A (£25m - £50m). Possui mais de 11 anos de experiência profissional em VC, M&A e Consultoria na Europa e no Brasil. Founder de uma empresa para apoiar fundadores, investidores e empresas globalmente. Co-founder da Salsa Ventures - veículo de investimento com foco em fundadores com background de LatAm.

Guilherme Lima

Formado em administração na FAAP em 2007, com Full time MBA pela ESADE Business School, Espanha, 2016.


Atualmente Senior Associate na Astella Investimentos, Editor e Fundador da DealflowBR. Investidor anjo e advisory board member na Company Hero e VentureHub. 5 anos de experiência em Venture Capital, Aceleradora e Corporate Venture no Brasil e 10 anos de experiência em área em M&A, RI e FP&A de empresas abertas no Brasil de setor de tecnologia, saúde, imobiliário e aviação civil.

Alex Albergaria Fraga

Formado em Administração pela FAAP em 2007 e mestre em Finanças pela London School of Business and Finance. 


Possui experiência no mercado financeiro e atuou em instituições como Santander, Alpes CCTVM e Safra. Foi Consultor em Investment Banking no Morgan Stanley em Londres. Assessorou empresas em M&A de setores como energia eólica e solar, óleo e gás, açúcar e etanol, transporte, saúde e educação. Foi colaborador da Atlética FAAP e do Diretório Acadêmico de 2004 a 2007.

Tomás Muylaert Arruda Botelho

Formado em Relações Internacionais pela FAAP em 2012, com especialização pela University of Windsor, no Canadá. 


Tem experiência nas áreas de comércio exterior, energia, mercado imobiliário e financeiro. Atualmente estrutura projetos de infraestrutura de mineração de criptomoedas, além de investir e desenvolver estratégias de negócio para startups. Tomás é um entusiasta do liberalismo, do futuro das organizações descentralizadas e do Bitcoin.

TIME FAAP B.HUB

Leandro Queiroz

HEAD DE EMPREENDEDORISMO E PROFESSOR DO FAAP BUSINESS HUB


Acelerador de Startups nos Programas Meu Bolso em Dia – Febraban e Scale Up - FabLab Hub. Faz parte do time de aceleração e impacto da Aceleradora Voe Sem Asas. Foi coordenador de conteúdo e mentor no AWC - Academic Working Capital – Instituto TIM e acelerador do Programa de Intraempreendedorismo Caçadores do Futuro – Danone Nutricia (2020-2021). Foi ainda idealizador, coordenador estadual e mentor do STARTUP SP – Sebrae SP e da Incubadora de Projetos Inovadores Sebrae SP. Cursando Mestrado Profissional em Empreendedorismo (FEA-USP).

Marcelo de Almeida Westermann

PROFESSOR DA FAAP


Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU USP. Especialista em Design e Tecnologia Digital para Produtos e Serviços pela FAAP. Atua na FAAP, desde 1999, nos cursos de Arquitetura, Design e Engenharia. Participou da criação e venda de importantes negócios no mercado imobiliário e de varejo onde foi o responsável pela Base de Dados e Clientes da Abyara Planejamento Imobiliário. Criou e abriu o mercado do Estado do Rio de Janeiro para a Burger King como franqueado exclusivo, participando da venda exitosa das duas operações. Nos últimos 3 anos orientou 3 equipes da FAAP até as Top 10 equipes, entre as mais de 400 equipes de todo o Brasil, inscritas em cada edição no Desafio Renault Experience, sendo que neste último uma equipe do Curso de Direito da FAAP ficou entre as Top 3.

Bianca Rosetti

FAAP SOCIAL


Atuou na área de arte-educação por 5 anos na empresa SESC-SP em exposições artísticas, promovendo projetos voltados à inclusão, educação e acessibilidade. Após esse período, foi Coordenadora de Projetos na Casa Flores, organização não governamental dedicada à ressocialização de mulheres em situação de vulnerabilidade, com foco em egressas do sistema prisional. Atualmente, trabalha no setor de Responsabilidade Social da FAAP promovendo ações de impacto social e ambiental. Formada em Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP, cursou Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela FGV-SP e atualmente frequenta a pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital na FAAP-SP. 

Alessandra Andrade

GESTORA DO FAAP BUSINESS HUB


É Gestora do Business HUB e coordena a área de empreendedorismo e inovação da instituição. É Vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), onde também preside o Conselho de Inovação – CONIN, e o recém-criado HUB de Inovação Pateo76. É mentora, professora, palestrante e apresentadora da websérie S.O.S. Empreendedores, no YouTube da ACSP. Com extensa e forte atuação no associativismo, participou, fundou e dirigiu diversos movimentos de empreendedores pelo Brasil, alcançando a Vice-Presidência da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE. É graduada em administração com habilitação em Comércio Exterior pelo Mackenzie, MBA em Gestão de Mercado de Luxo pela FAAP, Pós-MBA em Formação Avançada para Conselhos de Administração (ABPW) pela Saint Paul Escola de Negócios, e possui diversas especializações, entre elas: Educação Empreendedora pela Babson School, Liderança e Governança Corporativa pela London School of Economics e Estratégia de Inovação Disruptiva pela Harvard.

R. Alagoas, 903 • Higienópolis • São Paulo • SP

Prédio 3 • Subsolo 1 • (11) 3662-7385

empreendedorismo@faap.br

VOLTAR AO TOPO